Número total de visualizações de página

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Comerciantes de Macaé, RJ, são orientados sobre descarte de gordura

Acúmulo de gordura na rede de esgoto é preocupante na cidade.
Somente no mês de janeiro foram recolhidas mais de uma tonelada.

Preocupada com o acúmulo de gordura na rede coletora de esgoto de Macaé, no interior do Rio, a Prefeitura, em parceria com a Odebrecht Ambiental, empresa responsável pela operação, manutenção e ampliação dos serviços de esgotamento sanitário do município, participa de encontros com a população para explicar a importância do descarte correto do material. Nesta semana, proprietários de restaurantes, lanchonetes e hotéis da orla da Praia Campista e Cavaleiros estiveram em uma reunião promovida pela Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) e secretaria de Ambiente.

Desde o início da operação do subsistema Mutum, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) recebe, diariamente, um volume elevado de gordura. Em janeiro, foram recolhidos mais de 1 tonelada do resíduo, totalizando 1.115 quilos. O excesso lançado na rede interna dos imóveis e na rede pública compromete as tubulações e, na maioria das ocorrências, provoca entupimentos e até vazamentos de esgoto. Ao resfriar, ela torna-se sólida, interrompendo o fluxo do efluente.

Durante o encontro, os comerciantes foram orientados a instalar caixas de gordura em seus imóveis, conforme estabelece a norma que trata sobre sistemas prediais de esgoto sanitário, e a conectá-las corretamente na rede de esgoto. Para garantir o funcionamento do sistema de coleta, a população não deve despejar o óleo de cozinha ou gordura de alimentos nas pias e ralos. Outro ponto importante é limpar o equipamento periodicamente.

Em Macaé, a população conta com o Programa de Coleta de Óleo Vegetal, promovido pela secretaria de Ambiente, que disponibiliza dois pontos de recebimento do material: na Rua Amphilóphio Trindade, 67, Lagoa de Imboassica; e na Rua da Igualdade, 537, Imbetiba.
Fonte: http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2015/02/comerciantes-de-macae-rj-sao-orientados-sobre-descarte-de-gordura.html

Sem comentários:

Enviar um comentário