Número total de visualizações de página

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A maioria dos países tem chances de sobreviver a uma mudança climática

mudança climática países

ONU (Organização das Nações Unidas) já avisou e a gente vive falando aqui também: quando o assunto é meio ambiente, as perspectivas para o nosso planeta não são nada boas. As 4 maneiras pelas quais a mudança climática está criando um filme (real) de terror são só o começo de uma grande sequência de tragédias.
Mas, para variar um pouco, hoje trazemos uma boa notícia: a maioria dos países tem chances de sobreviver a essa cada vez mais provável mudança climática.

Quem pode sobreviver a uma mudança climática?

O mapa abaixo mostra quem são os países mais ameaçados pelas mudanças climáticas, bem como os países com maior probabilidade de sobreviver a ela. Ele foi feito com base em dados divulgados pelo ND-Gain Index, um projeto da Universidade de Notre Dame que mede e classifica a vulnerabilidade e prontidão de um país para se adaptar às mudanças climáticas.
Como você pode imaginar, muito dessa “vulnerabilidade” tem a ver com poder econômico. Então não é de se estranhar que os países considerados mais vulneráveis estão na África e na Ásia.
O mapa também mostra que os países do Ocidente, que são sem dúvida os mais responsáveis por causar a mudança climática, são menos vulneráveis e mais bem preparados, o que faz com que sejam mais propensos a sobreviver aos graves impactos da mudança climática.
O mapa abaixo mostra os países ameaçados em uma escala que vai de vermelho escuro a verde escuro. Os em vermelho escuro são os mais ameaçados, enquanto que os em verde escuro são os que podem dormir mais tranquilos. Clique nele para baixá-lo em alta resolução.
mudanca climatica mapa

O que isso tudo significa?

Que os impactos da mudança climática nem vão ser tão ruins assim?
Não.
A mudança climática é descrita como um dos maiores desafios do nosso tempo. Os impactos da mudança de temperatura são destrutivos e cruéis, especialmente se pensarmos que uma chuva cada vez mais ácida afetará a agricultura de todos os países. Esses efeitos evidenciam uma necessidade das nações tecnologicamente mais avançadas em ajudar os países menos desenvolvidos.
Em última análise, não haverá vencedores dos efeitos das mudanças climáticas. Todos os países serão afetados de alguma forma. O quanto depende das decisões tomadas pelos líderes de cada governo
Fonte: hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário