Número total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Meio Ambiente

Meio Ambiente
Poluição gerada pelo Brasil já é preocupante
O Brasil passou a poluir mais nos últimos anos pela queima de combustível fóssil, assim como os países desenvolvidos, em meio ao aumento da frota de carros, um cenário “preocupante”, afirmou nesta terça-feira José Marengo, climatologista do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e membro do IPCC (painel de mudanças climáticas da ONU).Marengo é um dos autores do AR5, quinto relatório de avaliação do painel, que foi divulgado no dia 27 de setembro. Segundo ele, um documento divulgado recentemente pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, com dados de até 2010, mostra essa mudança no perfil da poluição no Brasil: antes, ocorria mais por desmatamento. Agora, pela queima de combustível fóssil, assim como acontece nos países desenvolvidos. O documento é chamado de “Estimativas Anuais de Emissões de Gases de Efeito Estufa no Brasil”.
Zoneamento ambiental
O conselho gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita se reuniu na base avançada do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), localizada na Ilha de Santa, Marechal Deodoro, para dar continuidade às discussões sobre o zoneamento ambiental da Unidade de Conservação. O último havia sido feito em 2009 e quando estiver pronto servirá de subsídio para a elaboração do Plano de Manejo. A defasagem do zoneamento, a dinâmica de uso e ocupação do solo, a duplicação da Rodovia AL-101 SUL e a especulação imobiliária são os principais fatores que apontam para a necessidade da atualização.

Duplicação de rodovia
A equipe do Instituto do Meio Ambiente presidiu, no último dia 30, a audiência pública realizada como uma das etapas para a duplicação da AL 220, de São Miguel dos Campos até o a BR 101. Foram apresentados o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e, na sequencia, os participantes puderam fazer perguntas e sugestões para o empreendimento.  O evento, realizado na Câmara de Vereadores da Barra de São Miguel, contou também com a participação da equipe do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) e de representantes da prefeitura da Barra de São Miguel.
Criança Amiga da Natureza
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) iniciou, na segunda-feira (07), a programação da Semana da Criança Amiga da Natureza. Com o objetivo de incentivar a educação ambiental, as atividades incluem jogos e brincadeiras, aulas a bordo do barco-escola e passeios no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Maceió.  Na segunda, na quarta e na sexta-feira os alunos foram buscados na escola para embarcar no catamarã do IMA, na volta eles participaram do cine ambiental, lancharam, brincaram nos jogos educativos e se divertiram com o palhaço.
Prêmio EDP Inovação 2020
As inscrições para o Prêmio EDP Inovação 2020, projeto da EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, ficarão abertas até 15 de outubro. Os interessados, que podem ser empreendedores, estudantes de cursos técnicos, universitários, mestrandos e doutorandos, pesquisadores e cientistas, devem inscrever seus projetos de negócio pelo site www.edpbr.com.br/premio. Diversos formatos de projetos serão aceitos, como softwares, equipamentos, websites, games e novos modelos de negócio, desde que as ideias estejam relacionadas a novas tecnologias e empreendimentos para cidades inteligentes. As equipes podem ser compostas por até três pessoas.
Propulsão otimizado
Um estudo publicado na revista científica “Proceedings of the National Academy os Sciences of the United States of America” (PNAS) concluiu que as águas-vivas, ou medusas, têm o mecanismo de propulsão mais eficiente do mundo animal. Intrigava os cientistas o fato de as águas-vivas terem a habilidade de se multiplicar e tomar conta de ecossistemas perturbados, mesmo sendo consideradas nadadoras ineficientes e precisando de contato direto com as presas para se alimentar.Perereca  cor de chocolateCientistas anunciaram a descoberta de novas espécies de animais no Suriname, entre elas uma perereca com cor de chocolate do gênero Hypsiboa. A expedição mais recente de pesquisadores ao país descobriu onze espécies até então desconhecidas.

Licenciamento 
O Ibama poderá deixar de ser o órgão licenciador de empreendimentos energéticos considerados estratégicos para o governo. É esse o objetivo do Projeto de Lei 6441/2013, de autoria do deputado Eduardo da Fonte - PP/PE. O projeto cria um Conselho de Empreendimentos Energéticos Estratégicos (CNEE), que decidirá, “em última e definitiva instância, o licenciamento dos empreendimentos do setor elétrico considerados estratégicos para o Brasil”.
Racionamentos?
É cada vez mais frequente na sociedade a sensação de que as instituições das áreas de políticas públicas (Executivo e Legislativo – no Judiciário os problemas têm outros formatos) parecem sempre mais distantes da formulação de macropolíticas e projetos capazes de resolver nossos gravíssimos problemas sociais. Suas decisões ou são muito limitadas na abrangência ou atendem a interesses específicos dos formuladores e dos que os apoiam – não da sociedade nem da solução de graves carências que a afligem.
Fonte: ambiente@novoextra.com.br Tags: COLUNA,MEIOAMBIENTE

Sem comentários:

Enviar um comentário