Número total de visualizações de página

domingo, 18 de agosto de 2013

Tapetes do futuro: orgânicos e ecologicamente corretos

Quando os tapetes ficam velhos, as pessoas costumam jogá-los fora. E eles dificilmente são reciclados – na maioria das vezes acabam simplesmente queimados. Mas isso pode mudar em breve, com a fabricação de tapetes totalmente orgânicos.
Uma equipe de cientistas conseguiu criar tapetes de lã compostos apenas de materiais naturais que podem ser processados depois que ficam gastos, podendo gerar novos e bonitos tapetes ou tendo novas utilidades, como fertilizantes na agricultura.
O novo projeto, financiado pelo governo holandês, chama-se Erutan. Se você ler a palavra ao contrário, vai perceber o termo “nature” se forma. E não é por menos, já que o tapete é uma iniciativa amiga da natureza.
No projeto, os pesquisadores substituíram todas as substâncias sintéticas e produtos químicos por materiais orgânicos, enzimas e polímeros. O resultado final é um tapete natural com a mesma flexibilidade e durabilidade do que qualquer outro feito de lã.
Apesar de tecidos feitos de lã e celulose serem biodegradáveis, os tapetes atuais também contém outro elemento que mantém as fibras unidas: o látex, responsável por fazer os tapetes acabarem em um forno.
Normalmente são necessários cerca de 1,2 quilos de látex por metro quadrado de tapete, e é praticamente impossível retirar o elemento depois para uma futura reciclagem. Mas os pesquisadores conseguiram substituir o látex por um adesivo orgânico.
Além disso, a limpeza da lã usada no tapete dispensa detergentes, sais, ou qualquer outro produto químico e precisa de menos água, por não conter látex. Os corantes usados na pigmentação dos tapetes são naturais e se fixam ao tapete a partir de uma tecnologia criada pelo grupo.
Quando os tapetes ficarem velhos, ao invés de incinerados, eles podem ser triturados e reutilizados. As empresas envolvidas no projeto Erutan estão preparadas para pagar as pessoas para entregarem seus antigos tapetes para elas, garantindo a reciclagem.
Muitas pessoas entregam seus tapetes para algumas empresas atualmente. Mas elas viram lixo industrial, já que queimam com facilidade. Ao invés disso, os tapetes podem ser reutilizados como matérias-primas em outros produtos. Bom para o consumidor e para o planeta.
http://hypescience.com/tapetes-do-futuro-organicos-e-ecologicamente-corretos/

Sem comentários:

Enviar um comentário