Número total de visualizações de página

sábado, 31 de março de 2012

MANIFESTO DE CIENTISTAS

Em manifesto, cientistas pedem mais atenção ao meio ambiente!
Cientistas ambientais do mundo inteiro publicaram na última quinta-feira um manifesto
pedindo mais atenção às questões ambientais do nosso planeta.
.
A declaração, intitulada de "Declaração do Estado do Planeta" (State of the Planet Declaration), afirma que a contínua funcionalidade da Terra, se não for tratada com cuidado urgentemente, pode nos levar à falta de água, comida, biodiversidade e outras situações críticas. Esta crise, por sua vez, aumentaria ainda mais os riscos econômicos, ecológicos e sociais do planeta.
.
Além de cobrar certa agilidade dos políticos contra a crise ambiental, o texto do encontro Planet Under Pressure, uma das últimas reuniões de cientistas antes da Rio+20, mostra que o grande desafio da nossa era é de proteger os processos naturais da Terra para garantir o bem-estar da civilização com a diminuição da pobreza, dos conflitos sociais e também apoiando a saúde humana e do ecossistema.
.
"As questões que serão debatidas na Rio+20 são as mesmas que foram debatidas há 20 anos, mas agora é ainda mais urgente enfrenta-las", afirma o documento, que também reforça que o evento no Rio de Janeiro é uma grande oportunidade para avanços na interface entre política e ciência.
.
O manifesto diz que "significantes mudanças têm acontecido com a humanidade desde os anos de 1950, e a média está crescendo a cada dia mais. Pesquisadores observam níveis arriscados de poluição e mudanças ecológicas com uma possível consequência catastrófica para a civilização". .
.
As pesquisas têm um papel muito importante neste monitoramento do planeta, desenvolvendo novas tecnologias e processos que podem ajudar nos cuidados com o meio ambiente.
.
A Rio+20 será de 20 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário